Uma das redes sociais mais populares, o Instagram é utilizado para o compartilhamento de fotos e vídeos. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo 50 milhões apenas no Brasil (o segundo país com mais usuários, atrás apenas dos Estados Unidos). Segundo dados da própria plataforma são 800 milhões de usuários ativos diariamente. Se os números por si só já dizem muito sobre o tamanho da rede, então temos que entender melhor a sua importância e como usa-la melhor para divulgar e fortalecer uma marca.
Comportamento web: como funciona?
Já comentamos isso em outras ocasiões, mas não custa retomar esse ponto. Hoje a internet é onde encontramos tudo. Não usamos mais listas telefônicas por exemplo para encontrar um produto, serviço ou telefone. Tudo se resolve na web, seja através dos buscadores, seja nas redes sociais. Você consegue chegar rapidamente àquilo que procura, comparar, ver prós e contras, opiniões. Tudo isso de maneira muito simples e rápida, seja através de um computador, seja em um dispositivo móvel.
Se o uso da internet é uma realidade, vemos que, com o passar do tempo os consumidores – eu, você, seus clientes – passaram a ficar muito mais exigentes em relação ao que encontram na rede. Mais velocidade, mais relevância, eficiência, pontualidade, confiabilidade: tudo isso faz parte da lista de exigências de quem está navegando, e simplesmente não tem como ignorar isso.
Se por um lado o consumidor está mais confiante no sue poder de escolha e pesquisa, e assim também mais exigente, do outro lado temos as empresas tentando fazer a sua parte e interagir e conquistar esse público. Um canal de comunicação aberto e franco é assim uma das peças chave dentro de um negócio. Mas, como fazer isso?
Redes sociais: uma maneira de chegar mais perto do seu público
Ok, então você tem um site bacana, conseguiu colocar a sua marca, seus produtos e serviços na rede. Seu público está te encontrando, mas ao mesmo tampo parece que ainda está longe de você. Como se aproximar? Olhando no números e pesquisas recentes de internet, vemos que os sites/portais/aplicativos mais acessados são as tais redes sociais, locais de interação em que as pessoas se encontram, compartilham, comentam. Elas são abertas e tem inclusive páginas específicas para marcas. Quer lugar melhor para conseguir se comunicar com o seu público? É um papo de “igual para igual”, onde você está aberto a receber dúvidas, sugestões e até críticas e, por outro lado, pode também mostrar o que faz, como são os bastidores, sua missão, enfim. É uma vitrine virtual, aberta 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Entra aqui o Instagram como uma dessas redes e a possibilidade de explora-lo para posicionar sua marca.
Um dos principais pontos a favor do Instagram é o fato de se utilizar de mídias como fotos (principalmente) e vídeos para passar uma mensagem. Estudos comprovam que posts com imagens tem muito mais engajamento que textos corridos, então ponto a favor da rede de fotografias.
Mas como eu vou explorar a minha marca através do Instagram? Há diversas maneiras de fazer isso, é bem verdade, e tudo depende de qual o seu negócio e os objetivos; mas em linhas gerais, o mais interessante é a possibilidade de não apenas mostrar fotos de seus produtos ou serviços, como também o dia a dia da sua empresa, como funcionam os bastidores, quem faz parte. Não à toa tem sido muito utilizada por artesãos e pequenas empresas como maneira de se aproximar melhor do público. Mostrar a rotina ou pensamentos que vão ao encontro da sua marca, trazem essa proximidade que é o mote das redes sociais: o compartilhamento. E com mais de 1 Bilhão de usuários, vamos combinar que as possibilidades de ser visto são grandes.
Como fazer e o que postar no Instagram do meu negócio?
Primeiro, assim como em qualquer rede social, você precisa entender quem é o seu público, quem são as pessoas que buscam e consomem seus produtos ou serviços e assim compreender o que elas gostam, o que fazem, qual o comportamento delas na web. Além disso, procure levantar pontos que indiquem o que elas gostariam de ver sobre a sua marca: são mais detalhes de produtos/serviços? São as pessoas que fazem parte da equipe? Como é a linguagem do seu negócio? Mais formal, mais jovem e informal? Tudo isso é importante para planejar o como a conta será gerenciada.
Fora isso, alguns pontos devem ser observados, como compartilhar fotos de boa qualidade – boa luminosidade e nitidez, afinal ninguém quer uma foto “mais ou menos” - além disso, sempre que possível, mostre alguma “aplicação real” do que você faz. Se você vende acessórios, por exemplo, uma boa pedida são fotos de clientes usando-os. No caso de um serviço, talvez seja uma boa ideia mostrar portfólios ou até mesmo depoimentos. Essas postagens transmitem uma maior credibilidade e segurança da marca para os clientes. Evite postagens repetitivas (como a mesma foto diversas vezes) ou em um curto espaço de tempo. Uma coisa é estar próximo do seu público, outra é inundar a timeline dele até que se canse da sua marca. Na dúvida, pense como usuário: eu ia gostar de ver a mesma coisa todos os dias? Muito provavelmente não.
Outra dica interessantes é sempre buscar seguir novos usuários e pedir – pelo menos no início – ajuda para amigos e familiares na divulgação. As hashtags também são poderosas aliadas para entrar na conversa e mostrar sua marca para mais pessoas. Elas (as hashtags #) são expressões utilizadas para marcar e categorizar algum assunto e assim gerar, não só uma maior dinâmica entre os usuários que estão falando sobre um mesmo tópico, como também fica mais fácil de encontrar um post sobre determinado assunto.
Também é importante estar sempre ligado: responda às solicitações e comentários. Não deixe seu cliente – ou potencial cliente – falando sozinho. Isso é ruim tanto para o relacionamento com quem fala com você como para quem está de fora acompanhando.
Anúncios e segmentação dentro do Instagram: como funciona?
Desde 2015, graças ao crescimento da rede, o Instagram (que faz parte do Facebook) passou a comercializar espaços de anúncios no meio da timeline. Dessa maneira, as empresas conseguiram ficar mais presentes na rede e atingir um público maior que a sua base de seguidores. Os anúncios podem ser feitos através da própria conta do Facebook, já que há um link entre as redes, e assim você consegue um alcance ainda maior da sua marca.
Seguindo essas dicas e estudando melhor a rede é possível se posicionar e fortalecer a sua marca. Se achou confuso ou trabalhoso demais, entre em contato com a GW2D que nós te ajudamos. Temos diversos planos e faremos um orçamento sem compromisso. Se posicione na rede! Conte com a GW.